SUPER OBESIDADE: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR?
A obesidade é um problema de saúde pública que afeta quase 20% da população adulta, de acordo com a Vigitel (Sistema de Vigilância de Fatores de Risco de DCNT do Ministério da Saúde).
Cada vez mais a condição está presente nos lares dos brasileiros, e, com isso aumentando o número de pessoas super obesas com IMC acima de 50kg/m². Esse grupo de pessoas representa uma série de desafios para médicos e cirurgiões, que desde a primeira consulta até o acompanhamento pós-operatório demandam cuidados especiais.
Ninguém é obeso porque quer. É muito comum nos depararmos com pessoas que rotulam esses pacientes como preguiçosos, desleixados ou sem amor-próprio. Mas imagine carregar com você, 140kg ou mais toda vez que vai desempenhar uma tarefa. Até mesmo noites de sono e brincadeiras com os filhos são afetadas pela condição.
Os superobesos carregam um alto índice de mortalidade. A recomendação médica é não desistir! Além disso, o indicado é buscar perder o máximo de peso possível antes da cirurgia bariátrica, que após a operação se converte em perda de peso mais acelerada e estável. Representando mais saúde e vitalidade!