A Obesidade é uma doença ligada diretamente ao estilo de vida moderna, e se espalha rapidamente pela sociedade contemporânea. Hoje, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), já são mais de 70 milhões de homens, mulheres, adolescentes e crianças obesas no Brasil.
 
Sabe-se que a obesidade aumenta a incidência de outras doenças que prejudica a qualidade de vida, aumentando a mortalidade da população obesa. Portanto, tratar a obesidade é uma questão de saúde e não somente questão estética, como muitos pensam.
 
A OBE é um projeto multidisciplinar da Clínica Giovanardi para atender as diversas necessidades que rodeiam o processo de emagrecimento e tratamento da obesidade. Através dele, o paciente recebe um acompanhamento multidisciplinar no pré e pós operatório para que os resultados sejam alcançados de forma eficiente! 

 

OBJETIVOS:

QUALIDADE DE VIDA

Aumentar a qualidade de vida do paciente, transformando seu estilo de vida e sua rotina, recuperando a saúde perdida com o excesso de peso.

EMAGRECIMENTO

Proporcionar um processo de emagrecimento saudável com o acompanhamento multidisciplinar o alcance de resultados completos e eficientes.

PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Quando o paciente repensa o estilo de vide que está inserido, podemos tratar as patologias que são consequências do excesso de peso.

MAIS DISPOSIÇÃO

A transformação não se concentra apenas fisicamente, mas se expande para o campo emocional e psicológico, proporcionando mais autoconfiança e disposição no dia-a-dia

DIFERENCIAIS DO PROGRAMA:

Atendimento Pós Operatório:

Os cuidados com o pós-operatório têm ampla cobertura, dando destaque aos atendimentos psicológicos e nutricionais que permitem ao paciente uma recuperação completa com resultados satisfatórios.

Grupo de Apoio:

Encontros que valorizam a troca e a interação entre os pacientes operados onde procuramos informar, acolher as dificuldades e comemorarmos juntos cada ganho conquistado rumo ao controle da obesidade!

Equipe Multidisciplinar:

Além do atendimento dos médicos especializados, também possuímos acompanhamento nutricional e psicológico pois esse tratamento é uma mudança de vida que precisa de auxílio em todas as etapas!

ENTENDA O PROCESSO:

O paciente chega ao consultório com as seguintes características:

  •  Diabetes mellitus tipo 2 ou propensão para desenvolver a doença;
  • Não há mais LIMITE SUPERIOR DE IDADE;
  • Pacientes entre 16 e 18 anos com IMC compatível podem realizar o procedimento, levando em consideração crescimento ósseo;
  • Com laudo comprovando falha no tratamento clínico da obesidade por 2 anos para pacientes com IMC acima de 35 que apresentem comorbidades e pacientes com IMC acima de 40; 
  • Pacientes com IMC acima de 50 não precisam comprovar falha no tratamento;
  •  IMC maior que 35;
  • Uso de medicação com pouca melhora.
bariatrica-metabolica-cirurgia-obesidade

1-Caso a bariátrica seja indicada pelo cirurgião, uma equipe multidisciplinar e integrada é envolvida no processo de preparação do paciente com nutricionista e psicóloga!

2-O cirurgião indica a técnica cirúrgica mais adequada para cada caso, que pode ser Bypass gástrico, gastrectomia Vertical (Sleeve), gastroplastia Vertical com Banda ou gastrectomia com ou Sem Desvio Duodenal, sendo que a mais praticada no Brasil e considerada padrão ouro é a Bypass.

3-Após a cirurgia, o paciente continua o acompanhamento com nutricionista, psicóloga e cirurgião para o alcance de resultados eficazes e saudáveis!

A obesidade é uma doença incurável, manter o Monitoramento e manutenção do peso é extremamente importante para não voltar engordar. É recomendado que você mantenha o acompanhamento médico, psicológico e nutricional com os profissionais especializados para que você mantenha bons hábitos evitando ganhar peso.

Até o 18º mês após cirúrgia você estará em processo de emagrecimento, mas os primeiros 6 meses será o período de maior perda de peso, após esse período o seu organismo já se adaptou com a cirurgia e a perda de peso começa a diminuir. Caso você não mantenha hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada você poderá ter um aumento de peso novamente. Após os 18º mes da cirurgia é normal um reganho de 10% do seu peso anterior. Mais uma vez reforçamos o acompanhamento profissional do nutricionista e psicólogo para isso não acontecer.