cirurgias-oncologicas

Cirurgias Oncológicas

As cirurgias oncológicas do aparelho digestivo trata dos tumores que podem crescer no aparelho digestivo, em lugares como fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, estômago, duodeno, intestino delgado e intestino grosso (cólon e reto). De acordo com o estágio do tumor, é empregado o procedimento mais adequado a fim de permitir que o organismo se recupere mais rapidamente. Os procedimentos ainda podem ser podem ser paliativos (quando se refere casos em que o câncer não pode ser totalmente ressecado) e curativos.

Dependendo da localização e do estadiamento tumoral, a cirurgia oncológica do aparelho digestivo pode ser realizada utilizando o método convencional (com grandes cortes), ou métodos menos invasivos, como a laparoscopia, que envolve a inserção no corpo do paciente de um aparelho com uma câmera na ponta, permitindo que o médico trate a região sem a necessidade de realizar cortes muito grandes. Por ser um técnica cirúrgica menos agressiva, oferece como vantagens: recuperação mais rápida, menor dor pós-operatória, menor chance de perda de sangue e transfusão, bem como menor chance de complicações e de ferida operatória (como hérnias ou infecções). Essas vantagens são especialmente importantes para pacientes que necessita iniciar a quimioterapia precocemente.

Pode ainda haver a indicação de quimioterapia e radioterapia. Isso tudo varia de acordo com o tumor, sua localização, tipo histológico, condições de saúde da pessoa, recursos tecnológicos disponíveis, etc. São informações tão específicas que devem ser avaliadas pelo paciente com sua equipe.

Importante: Diagnóstico precoce da doença pode evitar procedimento cirúrgico agressivo e aumenta a chance de cura.

Diagnosticar cedo “ajuda”, podendo fazer com que o paciente seja curado por meio de endoscopia, colonoscopia ou mesmo procedimentos cirúrgicos laparoscópicos mais simples. Isto é, o indivíduo pode ser poupado de uma grande cirurgia ou quimioterapia apenas por ter descoberto a doença em estágio, inicial. Portanto, quando a pessoa começa a emagrecer abruptamente sem estar de dieta, têm dor enquanto come e apresenta náuseas, vômitos, sangue nas fezes, anemia ou cansaço, é preciso procurar um médico. Isso porque esses sintomas, que podem indicar um câncer, muitas vezes demoram a se manifestar.

cirurgias-oncologicas

Confira abaixo qual cirurgia é ideal para você: