APARELHO DIGESTIVO NA TERCEIRA IDADE

Conforme envelhecemos, nosso corpo sofre inúmeras alterações em seu funcionamento, principalmente no aparelho digestivo que reage diretamente a hábitos alimentares e a tensão emocional.

Por volta dos 50 anos, o estômago e os intestinos passam a produzir menos sucos digestivos, o que leva a diminuição na velocidade da digestão.

Na terceira idade, o suco gástrico fica menos ácido e o esvaziamento do estômago fica mais lento. Também ocorre uma diminuição no fluxo de sangue para todo o aparelho digestivo e a movimentação do intestino diminui.

Essas modificações causam alterações na absorção de substâncias e alimentos.

A mudança do hábito intestinal é o mais significativo sintoma de doenças intestinais e sempre precisam ser bem avaliados. O aspecto das fezes e a presença ou não de sangue também são manifestações que devem ser consideradas.

Além da mudança de hábito intestinal, alguns sintomas devem ser destacados na 3ª idade como disfagia, azia, flatulência, entre outros problemas relacionados à saúde intestinal.

De modo geral, é muito importante manter uma qualidade de vida e um acompanhamento médico durante a terceira idade, fazendo com que todas as mudanças naturais do corpo aconteçam de forma saudável.