TPM MELHORA APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA?
A Síndrome da Tensão Pré-Menstrual ou TPM é uma condição muito comum, que afeta até 85% das mulheres.
A principal causa da TPM é a alteração hormonal durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central, podendo existir uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, a endorfina e os neurotransmissores, como a serotonina.
Um estudo publicado na revista Obesity Surgery, em maio de 2020, mostrou uma melhora considerável nos aspectos físicos como a redução de cólicas, redução de acne e sintomas de inchaço, no pós-bariátrica.
Mas vale lembrar que no pós-operatório imediato da bariátrica, onde ocorre uma perca de peso muito significativa, podem ocorrer alterações no fluxo menstrual de algumas pacientes, pendendo ocorrer sangramentos de escape.
Já sobre os sintomas de TMP, não é que eles diminuam, o que acontece é que a paciente, com ajuda da equipe multidisciplinar cria uma consciência em relação ao comer, percebendo, dessa maneira, muito mais as oscilações hormonais de seu corpo e a vontade tendenciosa em comer doces.
Com toda a certeza a redução de peso e as mudanças que a cirurgia bariátrica proporciona são muito grandiosas e positivas para saúde da mulher.