PROTEÍNAS: IMPORTÂNCIA NO PÓS-BARIÁTRICA
A cirurgia bariátrica é, atualmente, a melhor estratégia para tratamento da obesidade e o fornecimento adequado de proteína para o corpo no pós-operatório é fundamental.
Segundo as recomendações atuais para quem realizou a cirurgia bariátrica, a ingestão de proteínas deve ser de 60 a 120g/dia, sendo indispensável a priorização de proteínas de alto valor biológico, ou seja, proteínas completas, que possuem todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas.
Para atingir essa recomendação, é necessário o uso de suplementos proteicos, a quantidade de proteína ingerida através das refeições é muito baixa, principalmente nos 6 meses de pós-operatório.
Existem alguns casos em que o paciente pode receber a orientação de iniciar a suplementação de proteínas e vitaminas antes da cirurgia, dependendo do nível de desnutrição que apresentam no pré-operatório.
O acompanhamento com o/a nutricionista da equipe multidisciplinar antes e após a cirurgia é imprescindível para conseguir manter a saúde do organismo e adotar as estratégias necessárias.