ALIMENTAÇÃO EM EXCESSO: COMPULSÃO OU EXAGERO?
Frequentemente exagero alimentar é confundido com a compulsão alimentar e, embora essa confusão seja comum, os dois comportamentos são totalmente diferentes.
A COMPULSÃO ALIMENTAR é um transtorno alimentar caracterizado por uma sensação de descontrole e “urgência”, onde se ingere uma grande quantidade de alimentos, em curto espaço de tempo.
Normalmente, quem sofre dessa doença come escondido e muito mais rápido que o normal, e tal comportamento costuma ser seguido da sensação de culpa e fracasso.
Já o EXAGERO não é uma doença, mas um comportamento alimentar vivido por quase a totalidade das pessoas, em momentos e intensidades diferentes. Normalmente acontece quando se está diante de uma comida que gosta muito, em comemorações onde há buffet livre ou pratos com apelo afetivo.
Nesses casos há uma relação com a escassez (preciso fazer valer o dinheiro investido) e o senso de oportunidade (se não agora, quando farei novamente?). Muito do exagero alimentar vem do histórico existente com a comida: é proibido, engorda, etc. e de uma vivência com dietas restritivas.
A comida costuma suprir lacunas existentes, seja por rotina estressante, ócio, frustração e outras séries de emoções que é muito importante que sejam nomeadas e identificadas.
Um acompanhamento multidisciplinar é a forma mais eficaz de tratar tanto a compulsão quanto o exagero, pois é identificada a causa dos problemas e atua diretamente com a reeducação alimentar e psicológica.