OSTOMIA VOCÊ SABE O QUE É?
A ostomia é o procedimento cirúrgico realizado quando há necessidade de ligar um órgão interno com o meio externo, sendo feito de acordo com a necessidade de cada paciente, para eliminar resíduos do nosso corpo ou para respiração e alimentação.
Quando relacionada ao aparelho digestivo e eliminação de resíduos, a Ostomia se divide em Colostomia e Ileostomia.
COLOSTOMIA: é a forma de estabelecer uma nova comunicação do intestino grosso com o meio externo, sendo causada por complicações no intestino, tumores, doenças inflamatórias, entre outros. A colostomia pode ser do tipo ascendente, transversa ou descendente, a depender da porção do colón que foi otimizada. A bolsa de colostomia pode ser temporária ou permanente, dependendo do motivo de sua colocação.
ILEOSTOMIA: permite a comunicação entre o meio externo e o intestino delgado. Geralmente é indicada para casos como câncer de intestino e doenças inflamatórias como Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, que podem impedir a passagem das fezes do intestino delgado ao intestino grosso. A bolsa ileostomia pode ser temporária ou permanente, dependendo do motivo de sua colocação.
Um dos casos recentes de Colostomia, é o ator e modelo Luciano Szafir, que apresentou complicações devido ao Covid-19 e teve que retirar uma parte do intestino, fazendo uso da bolsa de colostomia. Ele também participa de campanhas sobre conscientização e respeito à condição, que pode atingir qualquer pessoa.