gene-fto-e-obesidade

GENE FTO E A OBESIDADE

Nos últimos anos, a obesidade tem se tornado cada vez mais um problema de saúde pública, e em muitas localidades uma epidemia

Com a obesidade, muitos outros problemas de saúde podem surgir e afetar ainda mais a vida do obeso. Devido a isso, muito tem sido discutido a respeito para descobrir as variantes genéticas que propiciam o armazenamento do acúmulo de gordura.

O GENE FTO (fused toes) ainda não foi plenamente elucidada. Foi o primeiro gene identificado a estar intimamente relacionado à obesidade. Essa proteína é altamente expressa no cérebro, principalmente nas regiões do hipotálamo e pituitária, ambos locais essenciais para regulação do balanço energético.

Além de aumentar o consumo calórico, o FTO aumenta a sensação de fome, diminuindo a saciedade e facilitando na dificuldade em ignorar sinais fisiológicos de fome como fadiga, dores de cabeça, entre outros.

O que podemos afirmar é que um indivíduo com predisposição genética para a obesidade que possui um estilo de vida sedentário, associado a hábitos alimentares ruins, possui grandes chances de se tornar obeso caso não preste a atenção adequada à sua saúde.