PÓS-BARIÁTRICA E MANUTENÇÃO DO PESO
A cirurgia bariátrica é um método eficaz e seguro para o tratamento da obesidade, ajudando a melhorar sua qualidade de vida, porém ela não resolve o problema sozinha.
Para uma excelente perda e manutenção de peso, é importante aproveitar todos os estímulos produzidos pela cirurgia e fazer mudanças no estilo de vida, ou seja, introduzir novos hábitos alimentares e a prática de exercício físico.
O reganho de peso pós-bariátrica é algo que pode acontecer, afinal o sucesso da bariátrica é baseado através da redução de 70% do peso, sendo considerado normal o reganho de até 15% do volume corporal que foi perdido.
Quando esse reganho é acima de 30%, a possibilidade de recidiva a obesidade é mais agravante, podendo ocorrer devido a alterações metabólicas, questões relacionadas a saúde mental do paciente e a perda de foco no tratamento, abondando a equipe multidisciplinar ou adquirindo hábito alimentares focados em um emagrecimento agressivo.
O objetivo da cirurgia bariátrica e do acompanhamento multidisciplinar é trazer uma qualidade de vida melhor e com saúde, além de reduzir o risco de mortalidade. O benefício estético existe, mas não deve ser colocado à frente dos demais benefícios que a cirurgia traz.