RICOTA: RAIO X NUTRICIONAL
De origem italiana, a ricota, apesar da semelhança, não é propriamente um queijo. Na verdade, ela é um derivado, feita a partir do soro extraído dos queijos e obtida a partir da coagulação ácida das proteínas, com adição de leite até 20% do seu volume. As proteínas recebidas da coagulação soro do leite (alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina) são muito eficazes para o sistema imunológico dos seres humanos.
Ela é um alimento muito nutritivo, é rica em nutrientes benéficos à saúde humana. Uma excelente fonte proteína e cálcio, além disso, fazem parte de sua composição a vitamina A, potássio e fósforo.
Devido ao seu baixo valor calórico e de gorduras é considerado um alimento leve, muito procurado por pessoas determinadas a seguir uma alimentação saudável e que buscam reduzir o consumo de calorias.
Além de todos esses benefícios, a ricota é saborosíssima! Por ter um sabor suave se torna versátil, usada na culinária ela pode compor diversas receitas, harmonizar em preparos salgados e doces.
A ricota então é um alimento muito completo e interessantíssimo para integrar as mais variadas dietas e é perfeito para quem está em busca do equilíbrio da saúde. Quem quer uma receita a base de ricota para integrar esse alimento a sua rotina alimentar?