FOME E SACIEDADE: ATENÇÃO AS REFEIÇÕES!
Apesar de estarem interligadas, a fome e a saciedade são sensações complexas que necessitam de um olhar preciso. Enquanto a fome se refere a necessidade fisiológica de comer, a satisfação corresponde ao momento de interromper a refeição.
É essencial estar presente mentalmente nas refeições, on-line atento aos sabores, cores, texturas e aromas dos alimentos. Esse hábito ajuda a identificar os indícios de saciedade e evitar o descontrole.
Após a primeira garfada, nosso cérebro leva cerca de 20 minutos, para registrar que o estômago está cheio. Por isso, consumir rapidamente os alimentos resulta na ingestão exagerada de calorias e impedir que o sentimento de satisfação se faça presente!
A desregulação do controle de fome e de saciedade, a longo prazo, pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos alimentares e outras doenças, como a obesidade.
Estar em sintonia com o nosso próprio corpo nos permite diferenciar o que é uma necessidade e o que é uma vontade. Se alimentar bem é sinônimo de nutrir uma relação positiva com a comida!