EXISTE RELAÇÃO ENTRE OBESIDADE E TIREOIDE?
A glândula da tireoide responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), regula a função muitos dos nossos órgãos, como: o cérebro, coração, rins e até mesmo o fígado. Por isso, alguns sinais e sintomas que indicam que a tireoide não está funcionando bem, são observados certos adequados.
No caso do hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios), há perda de peso, palpitações e exoftalmia (protrusão do olho da cavidade ocular). Já no hipotireoidismo (insuficiência na produção de hormônios), a pessoa sente sono excessivo, retém líquido, tem unhas e cabelos quebradiços e memória fraca.
Vale ressaltar que, diferente do que muitos acreditam, não podemos associar ao hipotireoidismo ao aumento de peso e consequentemente a obesidade.
O hipotireoidismo é uma condição que pode ajudar a aumentar o peso do paciente pelo menor gasto de energia do mesmo. Mas, se balancearmos a ingestão de alimentos, a tendência é não ganhar peso ou a alteração ser irrelevante.
O diagnóstico rápido de um problema na glândula tireoide melhora a qualidade de vida e evita complicações no estado de saúde.