
DIETA PÓS BARIÁTRICA: APORTE NUTRICIONAL ESTRATÉGICO
Após a cirurgia bariátrica e metabólica, é extremamente importante o cuidado com a dieta pós-operatória. Devido a limitação da ingestão e absorção de nutrientes, é necessária a prevenção mais atenta do desenvolvimento de deficiências nutricionais.
A dieta pós-cirúrgica é dívida, no geral, em três fases: a líquida, a pastosa e a branda. O primeiro período se caracteriza pela hidratação e readaptação do trato digestivo e absortivo devido a existência de grande sensibilidade. Depois, a mastigação começa a voltar assumir seu papel, mas com alimentos mais pastosos, que mesmo sendo mais volumosos, ainda propiciam repouso digestivo. Na última etapa, a qual é uma preparação para o retorno uma dieta normal, se consome alimentos bem cozidos, o que facilita o ato de mastigá-los.
Devido a todas essas restrições, a escolha dos alimentos se faz essencial para a nutrição adequada do paciente. Mesmo após o fim do processo pós-operatório esse cuidado deve continuar, já que a quantidade da alimentação continua sendo pequena. Por isso, se faz indispensável o acompanhamento nutricional pois ele proporcionará o auxílio necessário na seleção e forma correta da alimentação, que deverá ser rica em nutrientes.
É fundamental, também, a dosagem de polivitamínicos e minerais que garantem o aporte nutricional. Suas quantidades devem variar de acordo com a fase do tratamento.
Se o paciente, mesmo após o período pós-cirúrgico, ainda continuar com dificuldades na dieta, é necessária uma nova avaliação do especialista.