endoscopia-digestiva-alta

Endoscopia Digestiva Alta

A endoscopia digestiva alta é um exame importante para diagnosticar uma série de doenças no esôfago, no estômago e no duodeno, a primeira parte do intestino delgado.  

O EXAME: Este exame é realizado através da cavidade oral por um aparelho flexível (endoscópio) para avaliação da mucosa do esôfago, estômago e porções iniciais do intestino delgado. Este aparelho possui forma tubular longa e flexível, com um sistema de iluminação e uma microcâmera de alta resolução em sua ponta, permitindo uma visualização completa do órgão e proporcionando o diagnóstico de doenças do aparelho digestivo através de biópsias ou remoção de lesões como pólipos. É pouco invasivo, com tempo de duração médio de 5 a 10 minutos, sendo realizada uma sedação pelo médico anestesista para tornar o exame mais confortável.   

Preparo para o exame: o preparo para o exame é simples. Normalmente, é orientado um jejum de 8 horas que antecede o exame, inclusive para líquidos. Algumas doenças já existentes ou cirurgias prévias podem precisar de um tempo de jejum maior. 

DIFERENCIAIS:

RÁPIDO

O exame tem tempo médio de 5 a 10 minutos.

ANESTESIA

É realizado com anestesia para tornar o exame mais confortável.

Para realizar o exame, é necessário fazer uma dieta leve no dia anterior e não ingerir alimentos difíceis de digerir, como carne vermelha. O estômago deve estar completamente vazio para que seja possível ter visão completa dos órgãos. Deve ser feito um jejum absoluto de oito horas antes da realização do exame.

Em alguns casos, médicos podem pedir para suspender algum medicamento que possa alterar a coagulação do sangue.

Devem realizar endoscopia pacientes que apresentam sintomas persistentes de desconforto abdominal, má digestão, enjoos, vômitos, regurgitação, azia, queimor, perda de peso, anemia, diarreia crônica e fezes com coloração enegrecida, tipo “borra de café”.

Sim, a realização de biópsias durante o exame de endoscopia permite pesquisarmos a presença da bactéria H. pylori, avaliarmos o grau de atividade inflamatória de gastrites e esofagites, além da retirada de fragmentos da mucosa para diagnóstico de câncer e lesões pré-malignas, como gastrite atrofica, displasia e metaplasia intestinal.

Sim, logo após a endoscopia o paciente deve ficar em observação por cerca de 30min. para recuperação dos efeitos da sedação do exame. É oferecido a ele um lanche e após esse período, pode retornar para sua casa com o auxílio de um acompanhante, com orientação de não dirigir nem realizar atividade física por aproximadamente 12h.