colonoscopia

Colonoscopia

A colonoscopia é um exame realizado com a introdução de um aparelho flexível (colonoscópio) através do ânus, permitindo a visualização do reto, intestino grosso e parte final do intestino delgado.

O EXAME: O aparelho possui uma câmera de alta definição em sua extremidade, possibilitando uma avaliação minuciosa da mucosa do intestino. O tempo de exame pode variar conforme os achados durante o procedimento, sendo o tempo médio de 20 minutos. Também é realizada sedação endovenosa para tornar o exame mais confortável. É utilizado para diagnosticar doenças, retirar pólipos (pequenos tumores benignos ou malignos) e obter biópsias para análise de um médico patologista.

Preparo para o exame:  Etapa fundamental para qualidade e sucesso do exame. Consiste em uma alimentação orientada nos dias que antecede o exame e uso de medicações laxativas para adequada limpeza e eliminação de todo conteúdo de fezes do cólon.

RÁPIDO

O exame tem tempo média de 20 minutos.

ANESTESIA

É realizado com anestesia para tornar o exame mais confortável.

A idade não é contra indicação para o exame, ou seja, a colonoscopia pode ser feita em qualquer idade desde que respeitada as indicações e contra indicações do exame. À partir dos 85 anos, a indicação do exame deve contemplar a possibilidade de benefício para o paciente, considerando seus problemas de saúde e risco cardíaco em se fazer um exame sob anestesia.

Além do diagnóstico mais exato das doenças intestinais, que permite o início do tratamento e muitas vezes a cura (em caso de pacientes sintomáticos), a colonoscopia permite a retirada de lesões benignas na parede do intestino, impedindo que as mesmas virem câncer no futuro. Mesmo quem não tem nenhum sintoma deve realizar o exame, pois os cânceres intestinais têm crescimento lento e podem chegar a estágios avançados, até espalhados pelo corpo, gerando pouco ou nenhum sintoma.

3 dias antes da Colonoscopia:
Não consumir sementes, incluindo feijão, amendoins, nozes e cereais integrais tais como linhaça, trigo, aveia, centeio, cevada e cereais matinais, até a realização do exame, para não prejudicar o preparo do cólon.

1 dia antes da Colonoscopia:
Café da manhã: biscoito água e sal, torrada e pão de forma (sem ser integral), água, água de coco, chás claros, sucos coados ou bebidas isotônicas.
Almoço: a dieta precisa ser leve, de preferência pastosa, à base de alimentos como arroz branco, ovo cozido, frango ou peixe grelhado, batata cozida, caldo ou sopa (coados e sem resíduos), macarrão sem molho, água, água de coco, chás claros, sucos coados ou bebidas isotônicas.
Jantar: dieta líquida, como, por exemplo, caldos de legumes ou carnes (alimentos cozidos, batidos no liquidificador e coados, não podendo conter resíduos), sucos coados ou bebidas isotônicas.

NÃO é permitido ingerir: alimentos de cor vermelha, carnes vermelhas, verduras e legumes em geral, feijão, frutas, cascas de frutas ou legumes, bebidas de cor escura (suco de uva, café, refrigerantes ou chás escuros), bebidas alcoólicas e leite ou derivados do leite (iogurtes, queijos, requeijão etc).
Durante o dia, o paciente deve ingerir, no mínimo, 2 (dois) litros de líquidos claros sem resíduos, tais como água, água de coco, chás claros, sucos coados ou bebidas isotônicas.

No dia da Colonoscopia:
NÃO é permitida a ingestão de qualquer líquido, inclusive água, nas 4 horas que antecedem o exame. Fazer jejum absoluto de alimentos sólidos. Serão permitidos líquidos claros sem resíduos, tais como água, água de coco, chás claros, sucos coados ou bebidas isotônicas, até 4 horas antes do exame. O medicamento utilizado para o preparo do exame de Colonoscopia é o PICOPREP®.