cirurgia-bariatrica-metabolica

Cirurgia Bariátrica e Metabólica

A cirurgia cirurgia bariátrica e metabólica pode ser realizada por diferentes técnicas para 2 objetivos. O primeiro é a conhecida redução de estômago, que reúne técnicas destinadas ao tratamento da obesidade mórbida, ou seja, é indicada para indivíduos com IMC igual ou maior que 35 kg/m2 até 39,9 kg/m.  Muito mais do que só perder peso, a bariátrica é a busca pela saúde e qualidade de vida.

Já o outro objetivo é o controle da diabetes mellitus tipo 2 e a síndrome metabólica, que envolve a hipertensão arterial, o nível elevado de açúcar no sangue, o excesso de gordura corporal em torno da cintura e os parâmetros de colesterol anormais, por isso, podemos referir cirurgia metabólica para obesidade leve.

Atualmente são reguladas pelo Conselho Federal de Medicina, técnicas utilizadas para essa operação, além de uma terapia auxiliar para o pré-operatório:

• Bypass Gástrico em Y de Roux (gastroplasia com desvio intestinal);
• Gastrectomia Vertical (Sleeve);
• Duodenal Switch.

Além disso, vale ressaltar que antes da intervenção cirúrgica, o paciente passa por uma avaliação completa, com o objetivo entender seu quadro de saúde. Dessa forma, a importância de uma equipe multidisciplinar começa antes mesmo do procedimento.

Sendo classificada como um tratamento seguro e confiável, essa cirurgia pode ter um caráter mais invasivo com uma abordagem aberta ou via laparoscopia ou robótica, o que auxilia na recuperação mais rápida da volta das atividades cotidianas. Existem técnicas de metabólica com e sem desvio intestinal.

Após alcançados os resultados desejados, obtendo sucesso no controle de doenças relacionadas a obesidade, em especial a diabetes tipo 2, é necessário manter o acompanhamento e os cuidados com o cotidiano e a alimentação, investindo nos contínuos hábitos saudáveis.

É essencial, para a melhora de sua saúde, à procura de um profissional da área! Ele fará, cuidadosamente, uma avaliação individual, indicando a melhor solução e o tipo adequado de cirurgia para seu organismo.

DIFERENTES TÉCNICAS

Atualmente existem diferentes técnicas utilizadas. Você e seu médico podem optar por qual delas funciona melhor para o seu caso.

CONTROLE DO DIABETES

A metabólica tem como principal objetivo o controle da diabetes mellitus tipo 2 e a síndrome metabólica.

PERDA DE PESO

A bariátrica reúne técnicas para o tratamento da obesidade mórbida por meio da redução de estômago.

O tempo entre a primeira consulta e a operação de fato, depende de variáveis, entre eles os exames que precisam ser feitos.

A primeira consulta é feita para o médico conhecer melhor o paciente e entender quais motivos o levaram querer realizar a cirurgia. É feita a chamada anamnese, basicamente uma “entrevista” que busca saber o histórico médico e comportamental do paciente, essa etapa vai definir todo direcionamento do tratamento até de fato a cirurgia, e inclusive levantam bons indicadores se o paciente está apto para o procedimento. Estando apto para cirurgia, o médico também vai prescrever uma série de exames.

A alimentação sem nenhuma restrição, é retomada cerca de dois meses após a operação, podendo variar de paciente em paciente. Geralmente os alimentos sólidos voltam a ser ingeridos após 30 dias de cirurgia, dificilmente você vai precisar excluir permanentemente algum alimento, o tratamento preconiza que o paciente também exerça mais consciência nutricional, que influenciando em escolhas mais saudáveis.

O tempo de interação hospitalar é de até 3 dias, depois da alta o se recomenda duas semanas de maior repouso e cuidado, após esse período é recomendado que o paciente volte a sua rotina e faça exercícios leves, como caminhadas.

O sucesso de um tratamento para obesidade depende muito do comprometimento do paciente em seguir as indicações do médico e da equipe multidisciplinar. Importante salientar que é para o resto da vida.