Tratamento para Obesidade
A obesidade é sabidamente uma doença multifatorial, tanto na sua origem quanto na sua manutenção tem muitas variáveis envolvidas, sendo o emocional um dos fatores mais importantes.
Neste contexto, a abordagem psicológica ganhou muito espaço e destaque no tratamento da obesidade. O tratamento envolve o atendimento psicológica, fundamental para o sucesso e manutenção de qualquer dieta ou intervenção cirúrgica no longo prazo.
Nas consultas avaliamos seu comportamento alimentar, contexto e fatores que o influenciam. Por exemplo, comer como forma de compensar sentimentos negativos é um mecanismo que costuma influenciar no controle do peso. Neste caso, iremos te ajudar a identificar esse tipo de padrão alimentar e orienta-los nas mudanças de novos padrões de comportamentos.
A terapia psicológica no tratamento da obesidade e do excesso de peso é fundamental para o sucesso de qualquer dieta, intervenção cirúrgica, e para que os seus resultados sejam mantidos ao longo do tempo. Uma vez que o psicólogo avalia em profundidade o comportamento alimentar, o seu contexto e os fatores que o influenciam, a intervenção psicológica é importante.
O tratamento psicológico depende sempre das necessidades específicas de cada paciente. Em geral, todos os hábitos relacionados à alimentação são abordados. Em primeiro lugar, é necessário realizar uma avaliação detalhada de todos os fatores psicológicos relacionados à alimentação. Os resultados da avaliação psicológica determinarão o que precisa ser feito na terapia.