Cirurgias Oncológicas
As cirurgias oncológicas do aparelho digestivo trata dos tumores que podem crescer no aparelho digestivo, em lugares como fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, estômago, duodeno, intestino delgado e intestino grosso (cólon e reto). De acordo com o estágio do tumor, é empregado o procedimento mais adequado a fim de permitir que o organismo se recupere mais rapidamente. Os procedimentos ainda podem ser podem ser paliativos (quando se refere casos em que o câncer não pode ser totalmente ressecado) e curativos.
Dependendo da localização e do estadiamento tumoral, a cirurgia oncológica do aparelho digestivo pode ser realizada utilizando o método convencional (com grandes cortes), ou métodos menos invasivos, como a laparoscopia, que envolve a inserção no corpo do paciente de um aparelho com uma câmera na ponta, permitindo que o médico trate a região sem a necessidade de realizar cortes muito grandes. Por ser um técnica cirúrgica menos agressiva, oferece como vantagens: recuperação mais rápida, menor dor pós-operatória, menor chance de perda de sangue e transfusão, bem como menor chance de complicações e de ferida operatória (como hérnias ou infecções). Essas vantagens são especialmente importantes para pacientes que necessita iniciar a quimioterapia precocemente.
Pode ainda haver a indicação de quimioterapia e radioterapia. Isso tudo varia de acordo com o tumor, sua localização, tipo histológico, condições de saúde da pessoa, recursos tecnológicos disponíveis, etc. São informações tão específicas que devem ser avaliadas pelo paciente com sua equipe.
Importante: Diagnóstico precoce da doença pode evitar procedimento cirúrgico agressivo e aumenta a chance de cura.
Diagnosticar cedo “ajuda”, podendo fazer com que o paciente seja curado por meio de endoscopia, colonoscopia ou mesmo procedimentos cirúrgicos laparoscópicos mais simples. Isto é, o indivíduo pode ser poupado de uma grande cirurgia ou quimioterapia apenas por ter descoberto a doença em estágio, inicial. Portanto, quando a pessoa começa a emagrecer abruptamente sem estar de dieta, têm dor enquanto come e apresenta náuseas, vômitos, sangue nas fezes, anemia ou cansaço, é preciso procurar um médico. Isso porque esses sintomas, que podem indicar um câncer, muitas vezes demoram a se manifestar.