Saúde habilita mais dois hospitais para realizar cirurgia bariátrica

O Ministério da Saúde habilitou mais dois estabelecimentos de saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade ao Portador de Obesidade Grave. Com isso, essas unidades passam a realizar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a cirurgia bariátrica – diminuição do tamanho do estômago para perda de peso. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de ontem (26).

Em João Pessoa, na Paraíba, foi habilitado o Hospital Universitário Lauro Wanderley. Já em São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, o Hospital Ielar – Instituto Espírita Nosso Lar também passa a ofertar o serviço. Para custear os procedimentos em cada um desses hospitais, o Ministério da Saúde autorizou o repasse anual no valor de R$ 420.000,00 para cada município. Com as duas novas habilitações, chega a 77 o número de unidades especializadas no país que oferecem a cirurgia bariátrica pelo SUS.

INDICAÇÃO – A cirurgia bariátrica é recomendada quando o índice de massa corporal (IMC), ou seja, a razão entre o peso e o quadrado da altura, é maior que 40kg/m² em indivíduos com idade superior 18 anos, de qualquer sexo. Também pode ser realizada se o IMC estiver entre 35kg/m² e 40 kg/m² e o paciente apresentar diabetes, hipertensão arterial, apnéia do sono, hérnia de disco ou outras doenças associadas e a ausência de distúrbios psiquiátricos. Há indicação também quando o indivíduo vem ganhando peso nos últimos cinco anos, sem resposta satisfatória a tratamentos convencionais.

Fonte: Ministério da Saúde

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>