Cirurgia Videolaparoscópica

Você está aqui : Home / Cirurgia Videolaparoscópica
image

A cirurgia videolaparoscópica é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, na qual os instrumentos cirúrgicos necessários para o procedimento são colocados na cavidade através de trocartes (tubos) inseridos por pequenas incisões na parede abdominal. Esta técnica permite uma recuperação mais rápida com menos dor no pós-operatório, além de ter melhor resultado estético e proporcionar uma alta hospitalar mais precoce.

A maioria das cirurgias do aparelho digestivo podem ser realizadas por este método, sendo as mais realizadas a Colecistectomia (cirurgia da vesícula biliar), Apendicectomia (cirurgia para apendicite), Fundoplicatura (cirurgia para a doença do refluxo gastroesofágico), Hernioplastia inguinal (correção de hérnias da virilha), Cirurgia bariátrica (cirurgia para tratamento da obesidade), Hepatectomia (cirurgia para tratamento de tumores do fígado), Pancreatectomia (cirurgia para tratamento de tumores do pâncreas), Gastrectomia (cirurgia para tratamento do câncer de estômago), Colectomia (tratamento do câncer de cólon), além de outras cirurgias menos comuns.

Através da videocirurgia é realizado o mesmo procedimento da técnica aberta, porém sem a necessidade de abrir a cavidade abdominal.

Nesta técnica cirúrgica, são introduzidos trocaters - portais de 5 e 10, 11 e 12mm - na cavidade abdominal, com a visualização feita através de um ótica introduzida pela cicatriz umbilical.

A cirurgia por video traz os benefícios de menos dor no pós-operatório, retorno precoce às atividades físicas, menor índice de infecções e hernias, melhor efeito estético, entre outros.